NOSSO BLOG

Conheça as vantagens e veja por que é tão bom morar condomínio de lotes

01/02/2022 | Dicas

Ao decidir a respeito de um investimento imobiliário, muitas dúvidas acabam surgindo sobre em que tipo de moradia investir. Para quem busca tranquilidade, conforto e uma estrutura que permita a liberdade de construir de acordo com suas preferências, adquirir um terreno num condomínio de lotes tem sido a opção mais favorável. Confira o artigo e saiba por que esta pode ser a melhor escolha para realizar seu sonho de morar com qualidade de vida!

O que é um condomínio de lotes?

O condomínio de lotes é um empreendimento onde estão reunidas unidades de terreno autônomas em uma área de propriedade exclusiva dos condôminos. Além da propriedade sobre a unidade de terreno, a pessoa que faz esse tipo de investimento também tem propriedade sobre as áreas de uso comum do condomínio, que tem se tornado cada vez mais diversas e atrativas – com espaços de lazer e áreas verdes.

Como funciona o condomínio de lotes?

Assim como nos demais condomínios, o condomínio de lotes dispõe de um regulamento, que cada morador deve ter conhecimento e procurar seguir a risca, de modo que evite transgressões e possíveis multas.

E, também como outros condomínios, o condomínio de lotes também exige o pagamento de uma taxa condominial, que pode ser paga por meio de um valor específico mensal ou de rateio, a depender das normas pré-estabelecidas pela administração do condomínio.

A partir do momento em que se escolhe morar em um local como o condomínio de lotes, é importante lembrar que, junto a ele, vêm agregado os vizinhos, as regras de convivência e uma rotina de comunidade específica.

E seguir algumas regras vão ajudar muito a manter boa a convivência no local. Por isso:

  • procure sempre participar das assembleias do condomínio para ficar por dentro do que está acontecendo no empreendimento;
  • respeite os horários de silêncio estabelecidos no regulamento interno;
  • preze pela limpeza das áreas comuns, afinal, todo mundo vai dividir esses locais;
  • conheça seus vizinhos e procure ser prestativo.

 

Quais são as vantagens do condomínio de lotes?

Quando se pensa em condomínio, logo vem à mente aqueles aglomerados de prédios, com centenas de apartamentos e muitas pessoas ocupando um espaço relativamente pequeno. O que é totalmente o oposto do condomínio de lotes, que traz a estrutura de um bairro, com ruas asfaltadas, praças e áreas de lazer, planejado e criado com uma finalidade: dar aos moradores a tranquilidade e praticidade dos tradicionais condomínios de apartamento, com o espaço e o conforto de uma casa com quintal, garagem individual, entre tantos outros benefícios.

Pensando nesses aspectos, investir num condomínio de lotes pode tornar a vida da família muito mais prática e feliz.

Tranquilidade e bem-estar para toda a família 

De tudo que é mais vantajoso num condomínio de lotes, o bem-estar relacionado à tranquilidade e privacidade talvez seja o fator mais considerado na hora de optar por esse investimento. Por se tratar de um lugar totalmente fechado, com portaria, sistemas de vigilância e controle de acessos, tanto dos moradores quanto dos visitantes, condomínios de lotes trazem uma sensação de proteção maior para quem vive no local.

A privacidade também é um fator positivo, já que o acesso não é público e não há um movimento muito intenso de pessoas e carros dentro de um condomínio. Isso gera confiabilidade, menos estresse, pois imagina-se um lugar com menos barulho e movimentação e, ao somar tudo isso, o resultado é a sensação de bem-estar causada por morar num ambiente de qualidade.

Controle de acesso ao local e vigilância interna 

Diferente de uma casa em bairro aberto, um condomínio de lotes garante que apenas pessoas autorizadas possam adentrar ao local. Diminuindo os riscos de tumultos ou assaltos na área. Com o acesso limitado, você pode ter a confiança do controle da circulação de pessoas nas dependências do condomínio.

Em um condomínio de lotes você tem a garantia de estar em um local fechado com vigilância de seguranças capacitados acrescido de segurança eletrônica moderna. Qualquer estranhamento na região você poderá sinalizar aos responsáveis para averiguar o que está acontecendo, contando com um serviço mais rápido e exclusivo do que você teria dependendo da segurança pública.

Além disso, com uma área perimetral cercada e monitorada, o condomínio de lotes impede que você escute a agitação das vias e tráfego em massa de pessoas passando perto da sua moradia. Assim, você pode aproveitar a tranquilidade e a privacidade em fazer suas atividades sem precisar sair do empreendimento. Principalmente, aproveitando as áreas de lazer que um condomínio oferece.

 Valorização imobiliária 

Terrenos e casas situados em condomínios de lotes costumam ser mais valorizados comercialmente, uma vez que, nas grandes cidades, esta é uma tendência de moradia e a procura por imóveis dentro desse padrão é crescente. E é claro que todas as vantagens mostradas, em especial a tranquilidade, contribuem para a valorização imobiliária de empreendimentos nesse formato.

Quando o empreendimento está situado num bairro ou localização privilegiada da cidade, como é o caso de vários empreendimentos da Projeto Mosaico, todas essas vantagens se potencializam. Bairros com baixo ou nenhum índice de violência, de fácil acesso e cercados por opções de comércio e serviços ampliam as condições favoráveis de adquirir um terreno ou casa nesses moldes.

 Como adquirir um lote em um condomínio com segurança? 

Viu só? Além de toda a segurança, construir num condomínio de lotes significa ter o conforto de viver numa casa  do jeitinho que você sempre sonhou, com quintal, garagem privativa, espaço para ter um animal de estimação e para as crianças brincarem, e com a organização de um local feito para facilitar e assegurar a vida dos moradores.

E, antes de comprar um lote em um condomínio, é importante que você tenha em mente algumas dicas de como fazer isso com segurança:

  • visite o local previamente;
  • confira, junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis da sua cidade, se o lote que você se interessa está regularizado;
  • conheça a empresa responsável pelo empreendimento.

 

A Projeto Mosaico é uma empresa que prima pela excelência, especializada no desenvolvimento e na comercialização de loteamentos abertos, fechados e condomínios de lotes.

Com elevada capacidade técnica e administrativa, conta com profissionais com mais de 30 anos de experiência e está presente nas regiões sudeste, nordeste e norte do país.

Se você quer saber mais a fundo como funcionam os condomínios de lotes, entre em contato conosco. Nós teremos o maior prazer em ajudar!

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP