NOSSO BLOG

7 benefícios incríveis para quem adora andar de bicicleta

24/05/2018 |

É um caos diário para os motoristas e usuários do transporte público enfrentarem o engarrafamento diário. Além disso, o tempo perdido nessas situações acaba tomando um espaço muito grande em sua vida, que poderia ser preenchido por alguma atividade física. Nesse caso, o ciclismo seria uma ótima opção para você fugir do trânsito e ainda melhorar a sua qualidade de vida, mas será que pedalar só ajuda nisso? Nesta matéria você confere 7 benefícios que a bicicleta pode trazer para o seu dia a dia.

Assuntos relacionados:
Confira os benefícios da prática de atividades ao ar livre
Entenda a importância do ar puro para o corpo

A bicicleta é muito mais do que um meio de transporte

Para manter o corpo em forma é preciso se manter ativo, ou seja, estar sempre praticando algum tipo de exercício físico. Com a correria do dia a dia, acabamos não dando tanta prioridade a essa atividade que ajuda bastante na melhoria da qualidade de vida. São várias opções que você pode seguir, por exemplo, o ciclismo pode ser uma ótima escolha. Esse esporte é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de problemas de saúde que podem resultar a um estilo de vida sedentário.

O ciclismo é um exercício considerado de baixo impacto, divertido e versátil. O que acha de começar a ver a bicicleta como uma parceira e investir nesse esporte? Insira essa atividade em sua vida e comece a desfrutar dos benefícios que você vai ver a seguir.

1. Pedalar alivia o estresse e combate a depressão

Senhora pedalando na bicicleta.Pedalar ajuda a combater problemas psicológicos.

Pedalar não combate somente as doenças do corpo, também ajuda nos problemas psicológicos. As pessoas que pedalam regularmente se tornam mais resistente às doenças emocionais, como a depressão, além de conseguir diminuir os sintomas de estresse. Depois de um dia cheio de tarefas, discussões e problemas, em vez de ficar em casa remoendo o que ocorreu, pegue sua bike e dê uma volta pelo bairro. Você com certeza vai voltar com a mente relaxada e se sentindo renovado.

2. Fortalece a musculatura e afasta infecções

Andar de bicicleta ajuda a queimar algumas calorias e ainda fortalece os músculos e as articulações. Para quem é ciclista, pedalar ajuda a trabalhar bastante o quadríceps, posterior de coxa, panturrilha, glúteo, abdominal e extensores da coluna. Os músculos dos braços, antebraços e ombros, também conseguem ser desenvolvidos nessa atividade. Além disso, esse exercício estimula o sistema imunitário e eleva o número de glóbulos brancos, o que auxilia o organismo a se defender de vírus e bactérias.

3. Não há mais trânsito ou estresse

Homem em cima da bicicleta
Melhore sua qualidade de vida praticando esse esporte. 

Para quem escolhe a bicicleta como meio de transporte, consegue notar uma diferença e tanto em sua vida, principalmente relacionado ao tempo. Pedalar cerca de 30 minutos, em percursos sem grandes inclinações e mais ou menos plenos, chega a ser mais rápido do que ir de ônibus ou carro. Fuja do trânsito e escolha uma ótima opção para manter sua vida saudável.

4. Meio de transporte mais econômico

Entre comprar um carro ou uma bicicleta, sabemos claramente qual vai sair mais em conta. Mas não é somente o preço do veículo que vai te convencer a comprá-lo, tem também os custos com a manutenção que são baixíssimos, e outro ponto positivo, é a economia do dinheiro que você usaria para comprar gasolina. Comparada também ao ônibus ou moto, a bicicleta também seria bem mais em conta, quando relacionada a termos econômicos.

5. Reduza custos com estacionamento

Bicicletas estacionadasEconomize dinheiro escolhendo a bike como meio de transporte.

Você pode deixar a sua bike estacionada nos pontos certos sem pagar nada, esse é outro benefício se decidir optar por esse meio de transporte. No caso de ir a algum lugar novo, basta levar uma corrente e cadeado para amarrar a bicicleta em algum poste ou ponto visível aos seus olhos.

Leia também:
Condomínios de lotes ou casas em bairros: qual o melhor?
Investir num condomínio de lotes ou de apartamentos?

6. Ciclista não briga

Os ciclistas são super calmos, quando comparados aos motoristas estressados de ônibus ou carros. A única coisa que irrita bastante quem pedala, é quando seus direitos relacionados a essa prática não são respeitados. Mas tirando esse fato, os ciclistas são bem menos temperamentais, muito gentis e educados.

7. O planeta terra agradece

O que move a bicicleta é a sua força! Então você não precisa utilizar nenhum tipo de combustível para fazê-la funcionar. E isso é um fator bastante positivo para o meio ambiente, pois você não prejudica o ar com gases poluentes. O verde agradece bastante a sua iniciativa!

Bicicleta desenhada no chão.O meio ambiente vai agradecer a sua iniciativa.

Vamos pedalar?

Acho que conseguimos te convencer a dar uma volta de bike hoje, não é mesmo? Agora que você conhece vários benefícios sobre essa atividade física, aproveite para inseri-la em sua rotina. Se não quiser usá-la como meio de transporte, use-a pelo menos para se exercitar. Nesse caso, não deixe de escolher um lugar seguro, amplo e cheio de verde, como exemplo temos o Mosaico Essence, uma área enorme para a prática esportiva. Você iria adorar pedalar nesse lugar!

Gostou do nosso conteúdo? Quer continuar aprendendo benefícios para a sua vida? Então conheça os benefícios do contato com a natureza.

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP